Translate

Bilblioteca da escola Presidente Vargas

domingo, 28 de abril de 2013

Um porco veio morar aqui..



História da semana: Um porco veio morar aqui... 
Divertida e envolvente história onde um porquinho, o Henrique está se mudando para um prédio, onde moram a Galinha Gabriela, o Doutor Raposo e Clóvis Coelho...
Quando um Porco se muda para o apartamento vago, os outros bichos ficam apavorados. 'Porcos são sujos e bagunceiros', dizem Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo, e logo culpam seu novo vizinho por tudo que acontece de errado. Mas quando vão visitá-lo para reclamar, descobrem o quanto tinham se enganado! Esta visão humorística dos preconceitos sobre vizinhos é lindamente ilustrada com aquarelas espirituosas da autora Claudia Fries.

Para ler a história completa acesse:
http://issuu.com/therockim/docs/um-porco-vem-morar-aki/2

Após ouvirem a hist. as crianças fizeram um fantoche do porquinho para brincarem...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aniversário da escola!!!

O aniversário da escola foi comemorado com apresentação do grupo de flautas:
 As professoras também participaram do estúdio fotográfico...
 Professores no mutirão para deixar nossa escola mais bonita...
 Ônibus brincalhão veio para animar a festa...
Apresentação da banda da nossa escola...
O LIAU da nossa escola foi parar no jornal Correio do Povo: 21/04/2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia nacional do livro 18 de abril!

Hoje é o Dia Nacional do Livro 18/04 e também a data de nascimento de Monteiro Lobato em 1882.
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, nesta época cursava a faculdade de direito.
Viveu um período de sua vida em fazendas e seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”e O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Sítio anos oitenta:
Sítio anos noventa:


Dentre seus principais personagens estão:
D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante;Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Baseado na postagem de: Jussara de Barros/Graduada em Pedagogia
FONTE: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm 

Dia 19 de abril dia do índio

História do Dia do Índio 
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Origem da data
Em 1940q foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Baseado em : FONTE:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm

A atividade na biblioteca referente ao dia do Índio foi uma exposição com utensílios indígenas e confecção de colar, após ouviram a lenda da noite.


Confira o trabalho da biblioteca no ano de 2012 referentes a está data:
http://bibliotecadaescolapresidentevargas.blogspot.com.br/2012/07/povos-indigenas.html

terça-feira, 16 de abril de 2013

Semana de aniversário da escola

Nossa escola, Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, (Porto Alegre) está completando 55 anos neste dia 19/04/2013 e contamos com uma programação super legal para comemorar este aniversário.


QUERO CASA COM JANELA

A história Quero casa com janela de Elza César Sallut, com ilustrações de Neyd Citrangolo traz a história da galinha Ovolina que desejava muito ter uma casa, então pede ao galo Cucududo para construí-las, mas as coisas não saem bem como ela esperava...
Depois de ouvirem a história as crianças fizeram sua casinha, com janela e tudo...








A lagartixa que virou jacaré

Na hora do conto deste semana trabalhamos com a história de Filomeno, uma lagartixa que vivia triste, porque seu sonho é ser um jacaré. Filomeno queria ser grande e forte para fazer os implicantes do cachorro Totó e do galo Teteco correr. Um dia, por meio de um anúncio, Filomeno conhece o Dr. Sapăo, cirurgiăo plástico, que, em poucos minutos de estica- estica, transforma-o, digamos, num "jacaretixa". Mas a felicidade de Filomeno dura pouco, pois no caminho encontra Totó e Teteco, que querem fazer picadinho daquela "linguiça falante". Apavorado, Filomeno corre ao Dr. Sapăo e pede sua antiga forma de volta.
Esta pequena história, simples e divertida, traz uma reflexăo, isto é, querer ser o que năo somos pode ser um grande engano.
A história foi contada com painéis como recurso. A atividade desenvolvida, após a hora do conto foi a confecção de um jacaré para brincar..
as crianças se divertiram muito com a atividade.
A LAGARTIXA QUE VIROU JACARÉ DE IZOMAR CAMARGO GUILHERME:





















quarta-feira, 10 de abril de 2013

Que lugar é este?

Que Lugar é Este





História da semana, na hora do conto: Que lugar é este? Utilizando fantoche dos personagens, coelho de pelúcia  e cartola. História muito divertida onde de repente.... O coelho olhou em volta e não viu ninguém, o pobre coelho não sabe onde está! Sabe apenas que é um lugar esquisito, onde jamais esteve.
Ele encontra diversas criaturas na mesma situação: as cartas de um baralho, uma pomba, um lenço chorão. A todos, ele pergunta: Que lugar é este? Ninguém sabe a resposta, mas ele dá uma ideia ao lenço e, ajudando-se mutuamente, conseguem sair por um buraco no alto. Descobrir onde estavam vai ser uma grande surpresa para ele e para quem ler ou ouvir a história.Quer saber que lugar é este? Leia a história é muito legal!!!!
Os alunos adoraram a história e depois dela confeccionaram máscaras de coelho para se divertirem!!!

sábado, 6 de abril de 2013