Translate

Bilblioteca da escola Presidente Vargas

domingo, 1 de julho de 2012

Hora do conto: Semana da Páscoa

A páscoa está sendo aguardada na Toca do coelho na biblioteca :
A porta de entrada da biblioteca:

A entrada da toca:


A toca: 


Os livros selecionados para a hora do conto alusivo a pascoa foram:  Uma história de páscoa e O que o coelhinho ouviu....

Uma história de Páscoa...



"Uma história de páscoa", conta a história de Joãozinho que não via a hora de encontrar os ovos de páscoa escondidos no jardim, o que ele não sabia era que o coelhinho Dudu também esperava pelas cenouras deixadas pelos meninos escondidas na época da páscoa. Esta história é marcada pelo encontro de um menino e um coelho, que queriam a mesma coisa: comemorar cada um a páscoa cada um à sua maneira. A história mexe com a imaginação das crianças e também as levam a pensar e enxergar as necessidades dos demais. História de Ana Maria Machado, ilustrações de Adilson Farias.





Nosso painel ficou igualzinho: 



Após a audição da histórias as crianças aprenderam a dobradura do coelho Dudu.

O que o coelhinho ouviu....


De: Sheryl Webster / Tim Warnes
O Pequeno Coelho diz que está ventando demais, mas a Mana Coelha diz que eles vão se divertir  muito  se saírem para passear. Mas o vento começa a soprar: Huuuuu! E a partir daí as palavras da mana coelha se perdiam no vento ... e a confusão começa... Cada vez que a mana tenta dizer algo para o pequeno coelhinho suas palavras se misturam no vento e ele as entende de uma foram diferente deixando a mana muito aflita com as situações que vão se criando... Realmente o pequeno coelho estava se divertindo muito ...


Após ouvirem a histórias as crianças realizaram um desenho onde representaram a história, o vento e as palavras da mana coelha.




     Essa hora do conto foi muito especial, pois as crianças ouviram as histórias selecionadas dentro de uma toca de coelho!!! A sala foi preparada para receber as crianças o local onde elas ficaram era reprodução de uma toca foi o maior sucesso!!!! Além da toca também contaram com o branquinho nosso coelhinho amigo: 


SÍMBOLOS DA PÁSCOA

O OVO
 O ovo simboliza o nascimento, a vida.

O COELHO
Os coelhos representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.




A CRUZ
A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo.  

 A ÁGUA
Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de  Páscoa, é feita  a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.




O CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo  que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.





PÃO E VINHO 
O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.


                                                               

VESTES BRANCAS
As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam  a passagem referente à  transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura). O branco simboliza a pureza, a paz e  a plenitude.



                                                             
CÍRIO  PASCAL
As  velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos,em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".


COLOMBA PASCAL
Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana,  a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas em formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. A pomba  também é um símbolo de paz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário