Translate

Bilblioteca da escola Presidente Vargas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Quem tem medo do coelho valentão?


Quatro coelhos famintos querem colher cenouras! Um por um, eles saltam para a horta. Mas alguém está esperando. Alguém grande! E mau. Uma história divertida  sobre um grande coelho valentão, e sobre como parar as suas provocações.
Após ouvirem a história e conversarmos a respeito, algumas turmas construíram mandalas de Páscoa e outras receberam um coelho para colorir.

O Coelho Insone

Uma história muitoooo insone.... 


Coelhinho não tinha irmãos e, todas as noites, dormia sozinho no quarto que era só dele. Às vezes, ele se sentia tão só que não conseguia dormir. Uma noite, decidiu ir procurar a companhia de um bom amigo para dormir. Visitou todos os que ele conhecia: o esquilo, o gambá, o porco-espinho, o urso e a coruja, e sempre foi muito bem recebido mas... cada um tinha um costume e Coelhinho não conseguia dormir. Onde ele acabou a noite? 
Após descobrirem onde o Coelhinho terminou a noite, os alunos confeccionaram um fantoche de coelho.

O coelho Mau



Para escapar de uma senhora bronca, um coelhinho até então muito bem-comportado foge de casa e deixa uma carta para os pais. Ele conta que se juntou a uma gangue, pintou os pelos, fez um piercing e se tornou o terror da vizinhança. Mas é claro que tudo isso pode não ser verdade. Apenas no final do livro, ele revela a verdade - está na casa da avó e só queria mostrar que existem situações muito piores na vida do que ter um boletim cheio de notas baixas.
Após ouvirem as aventuras inventadas pelo coelho, os alunos aprenderam  uma dobradura de coelho.

Primeira semana na escola de vacas

Pois lembram da Mimosa e da Dayse da história: A vaca que colocou um ovo? Agora a Dayse está indo para a escola... Vamos acompanhar? Depois de ouvirem a história os alunos aprenderam a desenhar a Dayse, uma bolinha de penas marrom.

A vaca que colocou um ovo...


Já pensaram nisso: uma vaca  colocando um ovo!!!
A história foi contado com auxílio de figuras no mural... Após conversarmos sobre como uma vaca poderia por um ovo.. sobre animais mamíferos e ovíparos...Confeccionamos um fantoche de vaquinha.


NATAL

No mês de dezembro ouvimos histórias relacionadas ao Natal. Lembrando do seu  motivo: o nascimento de Jesus. Conversamos também sobre os símbolos do Natal.

Alguns símbolos:
ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria



PRESÉPIO DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu


PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal


ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus


SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.


GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.


FONTE: http://www.suapesquisa.com/natal/simbolos_natal.htm

Eu não vou sair daqui...



História divertida sobre um menino que ficou com muito medo... TRECHO DA HISTÓRIA:
Estou embaixo da minha cama, e não coloco nem minha cabeça para fora. Aqui é apertado e meus joelhos já estão doendo, mas eu não me importo. Sabe por que eu estou falando baixinho?Eu não vou sair daqui! Cuidado! Algo muito amedrontador lá fora está vindo nesta direção...


Dia Nacional da Consciência Negra



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

LIVRO ESCOLHIDO: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA